circuito paralelo
Descasque as pontas de dois pedaços de fio. Conecte uma extremidade do fio ao pólo positivo ("+") de uma pequena fonte de alimentação de corrente contínua (CC), como uma bateria, e ligue uma extremidade de outro fio ao terminal negativo ("-") do pólo da bateria. Conecte um cabo de cada uma das duas lâmpadas de 1,5 VDC ao fio que está ligado ao pólo positivo da bateria. Conecte os outros fios de ambas as lâmpadas juntos e ligue-os ao fio ligado no lado negativo da bateria. Ambas as lâmpadas irão queimar.
Como o circuito paralelo funciona
Como um rio que se bifurca e, em seguida, se une do outro lado de uma ilha, o circuito paralelo transporta energia elétrica em ambas as suas ramificações. Como o rio, a potência é um pouco diminuída, mas a eletricidade flui através de ambos os ramos. Caso um dos ramos de um rio seja interrompido, talvez por ser represado, o rio ainda corre através da outra ramificação. Da mesma forma, caso o circuito de um ramo do circuito paralelo seja interrompido - por uma lâmpada quebrada, por exemplo - o outro lado do circuito paralelo continuará a funcionar normalmente.
Utilizações no mundo digital
Possivelmente, o uso mais familiar de circuitos paralelos é encontrado em equipamentos de iluminação: se uma lâmpada queima, as outras lâmpadas da luminária continuam a funcionar. Outras utilidades incluem uma porta OR em que dois interruptores estão em um circuito paralelo, nesse caso, uma das chaves deve ser fechada para que o circuito funcione. Se ambos os lados estiverem fechados, o circuito não funcionará. Fiação doméstica é composta por uma série de circuitos paralelos. Caso contrário, se você fosse para ligar o forno (ou televisão, computador ou qualquer outro aparelho desligado), o resto do sistema elétrico da sua casa deixaria de funcionar.
É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo