369741460132

1399 palavras 6 páginas
UNIVRSIDADE PAULISTANA – UNIP

TEORIA COMPORTAMENTAL
DA
ADMINISTRAÇÃO

TEORIA COMPORTAMENTAL
DA
ADMINISTRAÇÃO

Dissertação apresentada ao programa de Graduação em Administração de empresas da Escola Universidade Paulista – Unip. Serie/Turma: 01/AD1P68, como requisito para obtenção de conhecimento, realizada pelos alunos: Felipe Franco, Isabella Tertuliano, Natasha Moretti, Tatiane Bublitz, Renato Laurentino, Pedro Henrique.

Orientador: José Benedito

São Paulo
2014
Teoria Comportamental da Administração
Pode-se dizer que a Teoria Comportamental teve início em 1947, com o surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo”, de Herbert A. Simon, o qual constituiu um ataque aos princípios da Teoria Clássica e à aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais ideias da Teoria das Relações Humanas. Às principais características da Teoria Comportamental são:
Grande ênfase nas pessoas.
A preocupação com o comportamento organizacional e o processo de trabalho.
O estudo do comportamento humano.

Hierarquia das necessidades de Maslow
Abraham H. Maslow (1908-1970), um dos maiores especialistas em motivação humana, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão às necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização). Vejamos o detalhamento destas necessidades:
1. Necessidades fisiológicas. Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Nesse nível estão as necessidades de alimentação, de sono e repouso, de abrigo etc. Quando todas as necessidades humanas estão insatisfeitas, a maior motivação será a das necessidades fisiológicas e o

Relacionados