circuito oscilante
Um oscilador é um dispositivo que permite fornecer um sinal alternado (sinusoidal, onda quadrada, dente de serra, etc.), a partir de uma tensão continua. Com o interruptor fechado (K) o condensador carrega-se até possuir uma tensão da fonte, desligando (k) o condensador descarrega-se sobre a bobina. Este circuito é constituído por um condensador, uma bobina, uma fonte de tensão continua e um interruptor.
Fechando o ciclo da corrente AC gerada por este circuito oscilador eléctrico e retornando um novo ciclo em seguida.
Osciladores sinusoidais (RC e LC)
Estes osciladores podem ser obtidos com malhas LC (osciladores de Colpitts, de Hartley, de Clapp e a Cristal), ou malhas RC (oscilador em Ponte de Wien e Desfasador) ou ainda com os cristais de quartzo.
Osciladores não-sinusoidais (relaxação)
Estes osciladores são basicamente osciladores de relaxação, isto é, baseiam-se na carga e descarga de condensadores sobre elementos resistivos, originando ondas quadradas, triangulares, impulsos.
Malha RC – o circuito RC serie provoca uma desfasagem em atraso da tensão de saída. O circuito RC paralelo provoca a desfasagem em avanço da tensão de saída.
Osciladores de baixa frequência – com malha RC, de relaxação.
Osciladores de alta frequência - Colpitts, Hartley, Clapp, multivibradores.
Osciladores de alta frequência com frequência fixa – osciladores de cristal ( Colpitts, Hartley, Clapp e Pierce).
Princípio de funcionamento dos osciladores
Condições de Barkhausen
1. Condição – A*B=1 ou A=1/B
2. Condição – A tensão de realimentação Ur deve estar sem fase com a tensão de entrada Ui
Oscilador desfasador As malhas RC estão ligadas em cascata. A realimentação negativa impõe uma desfasagem nula entre a tensão de entrada e de realimentação. O circuito RC produz um atraso de 180 graus na tensão de entrada. O AO inversor produz um desfasamento de 180 graus. A desfasagem de saída é de 360 graus, o que