circuito impresso
Imprimir
Detalhes Escrito por Newton C Braga
MÉTODOS SIMPLES PARA VOCÊ MESMO FAZER
Um dos grandes problemas que nossos leitores encontram, no momento de montar qualquer projeto, é elaborar a placa de circuito impresso. Só de pensar no material que se necessita para isso, além das dificuldades técnicas de se transferir o desenho para o cobre, muitos leitores desistem. Somente os que possuem um kit completo para elaboração de placas encontram mais facilidades, o que não significa que existam soluções alternativas para os projetos mais simples. Estas soluções é que descrevemos neste artigo, visando principalmente os leitores iniciantes.
Para os projetos eletrônicos atuais, a placa de circuito impresso é indispensável, se bem que existam alternativas para as montagens experimentais como a ponte de terminais e a matriz de contactos.
No entanto, a elaboração de uma placa é um trabalho demorado e envolve substâncias químicas além de técnicas que fogem bastante do que podemos chamar de "eletrônica".
Não admira pois, que muitos montadores detestem esta parte, preferindo sempre que possível pegar uma placa pronta de um kit e partir diretamente para o trabalho de soldagem.
Ocorre entretanto que kits são raros em nossos dias, e na maioria dos casos o que se dispõe é de um desenho de placa ou simplesmente de um diagrama a partir do qual devemos obter a placa.
Os kits, como os vendidos por muitas empresas contém todo o material para se obter uma placa de circuito impresso a partir de um desenho, mas é preciso saber usá-lo.
A partir de conjuntos como o da figura 1 é possível obter placas de circuito impresso de excelente aparência, como as que usamos para nossos protótipos, mas existem alternativas muito mais simples que exigem menos em termos materiais e menos em termos de conhecimentos de nossos leitores.
Kit Suekit para elaboração de placas de circuito impresso.
Kit Suekit para