Circuito Elétrico
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem a finalidade de apresentar os conceitos e as principais etapas para a realização de um circuito elétrico paralelo dentro da eletrodinâmica.
O tema introduz o conceito de energia elétrica.
Foi realizado um experimento em sala de aula, que teve como estratégia o favorecimento à discussões sobre as concepções dos estudantes, a geração de um conflito cognitivo, ou seja, discussões onde os integrantes dela trocam ideias e absorvem o conhecimento adquirido. Houve a introdução de procedimentos científicos, explicações, assim, possibilitando a articulação dos saberes escolares com situações do cotidiano. Com isso, foram atribuídas ideias e o conhecimento geral de como é esquematizada a rede elétrica nas residências.
A realização do mesmo foi usada para a associação de circuito elétrico paralelo e em série e auxiliar a aproximação da teoria e prática, adquirindo habilidades relacionadas ao conteúdo e aos procedimentos científicos.
DESENVOLVIMENTO
A eletrodinâmica é a parte da física responsável pelo estudo do comportamento das cargas elétricas em movimento. Neste tema, trabalhamos a energia elétrica, que é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.
Dentro do respectivo tema, realizamos o procedimento conhecido como circuito elétrico paralelo. O conceito atribui-se a um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados. Nele há vários componentes como Fonte (bateria), receptor (lâmpadas de