Circuito Eletrico
Circuitos
Um Circuito é um conjunto de elementos(como resistores, fontes, diodos etc.) ligados de certa forma na qual cria-se um percurso no qual, quando ligado, uma corrente elétrica que sai do gerador elétrico, assim estabelecendo um circuito fechado, atravessando todo o circuito e passando por todos elementos. Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos, aquecimentos, sons etc.
Lei das Malhas
A Lei das Malhas determina que, em qualquer instante, é nula a soma algébrica d.d.p. ao longo de um percurso é nula.
Representado da seguinte forma:
Lei de Nós
Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam(aquelas que apontam para fora do nó) é igual a soma das correntes que chegam até ele. A Lei é uma conseqüência da conservação da carga total existente no circuito. Isto é uma confirmação de que não há acumulação de cargas nos nós.
Representado da seguinte forma:
Resistor
Fontes
Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por quatro blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Ela é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada da rede em uma energia elétrica de corrente contínua.
As fontes usados no trabalho tem controle da tensão e corrente de saída. Além de proteger os circuito durante os teste contra possíveis erros de montagem.
Procedimento Experimental
Diagrama do Circuito
Tolerância das Resistências
Todas as Resistência tinham a tolerância de +/ - 5%.
Precisão das fontes
A fonte utilizada tinha duas saídas.
Tensão: Regulagem(Linha e Carga): ≤ (0.01%+3mV). Ripple e Ruído: ≤ 1mV RMS
Corrente: Regulagem(Linha): ≤ (1%+5mA) Regulagem(Carga): ≤ (0.2%+3mA) Ripple e Ruído: ≤ 3mA RMS
Mostrador: ≤ ± (1.0% Leitura + 2 Dígito).
Instrumento de Medição das