circuito de detecção de borda
Aula 5
Prof. Giuliano Gozzi
Disciplina: CLP
Circuitos de Detecção de Borda
Existem situações em que é necessário registrar não o estado da entrada, mas sim o instante em que essa entrada comuta.
Isso é realizado pelos circuitos de detecção de borda, que podem detectar o flanco ascendente (instante de ativação da entrada) quanto o flanco descendente (instante de desativação da entrada).
Estes circuitos se aproveitam do modo de operação do CLP onde a varredura é feita através de uma linha de cada vez.
1
Circuitos de Detecção de Borda
Uma aplicação prática deste circuito é quando se deseja ativar e desativar uma saída com um único pulsador (ou botoeira).
É importante notar que no programa da figura nota-se que utilizou-se a letra “R” na saída e não “O”. A diferença é que “R” significa “Relé de contato auxiliar”, ou seja quando se aciona
“R” nenhuma saída externa ao CLP é ligada. Este relé representa uma “memória” interna do CLP e como o próprio nome já diz, serve somente para auxiliar na lógica do programa.
Circuitos de Detecção de Borda
2
Circuitos de Detecção de Borda
Para facilitar a programação, o CLP apresenta as funções de detecção de borda e acionamento com um único pulsador.
Alteração do Exercício Anterior
Considere que no exercício anterior desejase modificar o circuito para controlar o motor através de uma chave chamada de JOG que liga o motor ao ser pressionada e desliga o motor ao ser despressionada. Também deverá ser evitado acionar o motor quando a condição de sobrecarga estiver ativada e o motor somente poderá ligar se a condição permissão estiver ativa.
3
Exercício
Dada a lógica de comando digital abaixo, escreva um programa equivalente para CLP em linguagem Ladder. (Questão do Exame
Nacional de Cursos 1998)
4