Cipa
A implantação de um Sistema de Gestão da área de Saúde e Segurança do trabalho deve possuir políticas e princípios estruturados de forma a agir preventivamente, identificando, controlando e medindo as condições de trabalho, os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais relativas às atividades desenvolvidas na organização.
As diretrizes apontadas pelas empresas se referem às exigências normativas e estão consoantes com o ciclo do PDCA (plan-do-chek-act), uma ferramenta que reflete o compromisso com a filosofia da melhoria contínua, facilita a integração aos outros sistemas de gestão e equalizar eventuais diferenças geográficas, sócio-culturais e porte da organização.
O sistema de Gestão deve ainda se preocupar com a mudança de cultura, base para o sucesso da sua implantação, adequar-se às legislações vigentes e avaliar o desempenho da organização perante o cliente ououtros co-participantes da cadeia de valores.
As organizações, quando se posicionam a favor da implantação de um Sistema de gestão para proteção da integridade dotrabalhador, também estãodemonstrando interesse em ser bem avaliadas pelos terceiros e ter confiabilidade de seus processos aumentada oucomprovada.
Neste contexto o sistema de gestão deve lhe garantir significativas melhorias nas condições e ambiente de trabalho, compromisso com a continuidade e sustentabilidade dosistema, redução de custos com indenizações, seguros, prejuízos de acidentes de trabalho, faltas de funcionários e benefícios econômicos demonstrativos ao acionista.
O sistema de Gestão deve ter, conforme prerrogativas da norma OHSAS 18000, preocupação e comprimento expresso com a proteção dotrabalhador, com as leis e