Cinesiologia
No Trabalho de cinésiologia você irá encontrar todos os tipos de articulações já citados nas aulas anteriores, irá ver as seguintes articulações: pescoço, ombro, tronco , quadril , quadril, joelho , cotovelo, punho, antebraço e tornozelo.
Verá também os tipo de articulações as sinoviais, cartilaginosas e fibrosas e os movimentos efetuados por cada uma dessas articulações como flexão, extensão ,inclinação a direita, inclinação a esquerda, abdução , adução, rotação medial , rotação lateral, supinação , pronação , flexão plantar e dorsiflexão e algumas nomenclaturas desconhecidas citadas nos livros aonde foram feito as pesquisas e os ossos que compõe cada uma dessas articulações.
O TRONCO E A COLUNA VERTEBRAL
Objetivos
Identificar e diferenciar os diferentes tipos de vértebras na coluna vertebral.
Rotular em um quadro do esqueleto os tipos de vértebras e as características importantes.
Desenhar e rotular em um quadro do esqueleto alguns dos músculos do tronco e da coluna vertebral.
Listar e organizar os músculos que produzem os movimentos primários do tronco e da coluna vertebral.
O tronco e o tórax apresentam problemas de cinesiologia que não são encontrados no estudo de outras partes do corpo. Primeiro existe a complexidade da coluna vertebral. Consiste em 24 vértebras articuladas intricadas e complexas, e mais 9 que se apresentam unidas formando 2 ossos. Essas vértebras contêm a medula espinhal com os seus 31 pares de nervos espinhais. Inquestionavelmente é a parte mais complexa do corpo humano, excetuando o cérebro e o sistema nervoso central.
A parte anterior do tronco contém os músculos abdominais, que são um pouco diferentes dos outros músculos, porque algumas seções são ligadas por fáscias e faixas tendinosas e assim não se fixam de osso a osso, Além disso, a coluna vertebral contém muitos pequenos músculos intrínsecos, cuja consideração está muito além dos objetivos deste livro.
OSSOS DA