Cinemática
CINEMÁTICA
• MOVIMENTO UNIFORME
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpe 2007)
1. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza de um rio, passa sob uma ponte de largura D = 25 m, como indicado na figura.
Sabendo-se que a velocidade do barco em relação ao rio é vB = 14 km/h, e a velocidade do rio em relação às margens é vR = 4 km/h, determine em quanto tempo o barco passa completamente por baixo da ponte, em segundos.
[pic]2. (Uerj 2007) Não é possível observar a estrutura da matéria e as propriedades fundamentais de seus constituintes de maneira simples, como sugere a tirinha da figura 1. Para estudar essas características, são utilizados potentes equipamentos que aceleram partículas subatômicas e provocam sua colisão (veja a figura 2).
Considere o experimento representado na figura 3.
[pic]
Na etapa de testes do experimento, a partícula x desloca-se, com velocidade constante V³=3,0 × 10¨ m/s, frontalmente ao encontro da partícula y, que está em repouso, de modo que ambas só interajam durante a colisão.
Admita que, em um instante t³, a distância entre as partículas x e y seja de 0,3m.
Determine após quanto tempo, a partir desse instante, ocorrerá a colisão entre elas.
3. (Ufpe 2006) Um automóvel faz o percurso Recife-Gravatá a uma velocidade média de 50 km/h. O retorno, pela mesma estrada, é realizado a uma velocidade média de 80 km/h. Quanto, em percentual, o tempo gasto na ida é superior ao tempo gasto no retorno?
4. (Ufrj 2006) Um estudante a caminho da UFRJ trafega 8,0 km na Linha Vermelha a 80 km/h (10 km/h a menos que o limite permitido nessa via).
Se ele fosse insensato e trafegasse a 100 km/h, calcule quantos minutos economizaria nesse mesmo percurso.
5. (Ufrj 2006) Um atleta dá 150 passos por minuto, cada passo com um metro de extensão.
Calcule quanto tempo ele gasta, nessa marcha, para percorrer 6,0 km.
6. (Ufrj 2007) Numa competição, Fernanda nadou 6,0