Cinemática
É a parte da mecânica que estuda os vários tipos de movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos. Como não nos preocupamos com as causas do movimento, não há forças externas, a gravidade é constante, assim como a aceleração. No movimento a mudança em decorrer do tempo é em relação a um dado referencial. Se a posição do objeto não muda ao decorrer do tempo podemos falar que ele esta em repouso.
- Referencial: Qualquer corpo em relação ao que se estuda a mudança de outro corpo.
- Trajetória: Lugar geométrico das sucessivas posições ocupadas pelo corpo no decorrer do tempo em relação ao referencial.
- Posição (S): É a medida algébrica do arco de trajetória que tem inicio na origem do referencial e extremidade no ponto onde se encontra o móvel.
Velocidade
A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca.
A análise da velocidade se divide em dois principais tópicos; velocidade média e velocidade instantânea. É considerada uma grandeza vetorial. Porém, para problemas elementares, onde há deslocamento apenas em uma direção, o chamado movimento unidimensional, convém tratá-la como uma grandeza escalar
As unidades de velocidade comumente adotadas são: m/s (metro por segundo); km/h (quilômetro por hora);
OBS: No Sistema Internacional, a unidade padrão de velocidade é o m/s.
Velocidade Escalar Média (Vm): deslocamento / intervalo de tempo (Vm = S / t)
Velocidade Escalar Instantânea: Quando o intervalo de tempo tende a zero, a velocidade média tende à velocidade instantânea.
Aceleração
Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade em um intervalo de tempo.
Aceleração Escalar Média (am): variação da velocidade escalar / correspondente variação de tempo.
Aceleração Escalar Instantânea (a): É o limite