Metodos de uniao por soldagem
O Projeto Integrador tem como objetivo abordar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre no desenvolvimento de um procedimento de soldagem, qualificando o mesmo segundo a norma ASME seção IX.
Iniciaram-se os trabalhos pela busca de referências quanto aos temas que serão levantados para a elaboração da qualificação do procedimento de soldagem na liga C-276 (UNS N10276). De todas as abordagens envolvidas para a elaboração do projeto integrador destaca-se as características físicas e químicas da liga, suas propriedades mecânicas como tração, dobramento e microdureza, sua usinabilidade, soldabilidade e influências na metalurgia, seleção adequada do processo de soldagem e consumíveis, elaboração de documentos técnicos e controle dos tipos de corrosão atuantes na liga e por fim a sua aplicação no setor industrial.
O método de execução dos trabalhos seguirá uma situação real do profissional tecnólogo em soldagem.
2 – JUSTIFICATIVA
O objetivo principal do estudo dos efeitos da soldagem em juntas submetidas a este tipo de processo é garantir que as propriedades do metal de base tenham continuidade nas juntas soldadas. Para tanto é de fundamental importância a elaboração e qualificação de um procedimento de soldagem independente do material em questão, pois essa atividade tem como propósito garantir esta continuidade e repetição dos resultados obtidos.
Vale ainda ressaltar que um procedimento de soldagem eficaz, dentro da sua elaboração, propiciará a diminuição de erros, aumentando a confiabilidade do processo ao qual a junta soldada estará submetida. Além de atender às necessidades de sua aplicação e de evitar um prejuízo maior em função de sua falha. É através do estudo dos parâmetros que constituem um processo de soldagem, como: corrente, tensão, velocidade de soldagem etc. que poderemos dar a esse processo uma melhor qualidade as suas propriedades mecânicas e confiabilidade estrutural da junta soldada.