cinemática
A cinemática é a parte da física que tem por objetivo o estudo do movimento dos corpos. O movimento retilíneo uniformemente variado se distingue do movimento retilíneo uniforme por basicamente pela mudança de velocidade como passar do tempo.
O movimento retilíneo Uniformemente Variado ocorre quando um corpo se desloca em trajetória retilínea, e com uma aceleração constante. Sendo assim a velocidade do corpo apresenta sempre a mesma variação, a cada segundo que passa. Um corpo que apresenta Movimento retilíneo e uniformemente variado, podemos caracterizar o movimento em acelerado ou retardado, conforme a variação de velocidade do corpo.
No movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado se o módulo da velocidade aumenta, ou seja, se o valor da velocidade se afasta de 0. Já no movimento retilíneo Uniformemente Retardado se o módulo da velocidade diminui, ou seja, se o valor da velocidade se aproxima de zero.
Equações para o Movimento Uniformemente variado.
Quando uma partícula realiza o movimento uniformemente variado ela obedece as seguintes equações.
Equação da aceleração.
A=
Equação horária do movimento.
X(t)=x0+vt.
Equação horária da velocidade.
X(t) =x0+v0t+
V=a.t
Equação de Torriceli.
=+2.a.Δx
v0 = velocidade escalar no início da contagem dos tempos (t0 = 0) v = velocidade escalar no instante t a = aceleração escalar do movimento (constante) s0 = posição escalar no início da contagem dos tempos (t0 = 0) s = posição escalar no instante t
OBJETIVO
Demonstrar através do experimento o Movimento retilíneo Uniformemente variado caracterizado como movimento que possui aceleração constante e diferente de zero.
Reconhecer as condições em que podemos afirmar que o movimento é uniformemente variado.
Medir as posições que o corpo ocupa com o passar do tempo em um movimento uniformemente variado.
Traçar o gráfico do movimento.
Encontrar a aceleração do movimento.