Cinematica
Aula 01
Física: 1° ANO
Cinemática
Conceitos Iniciais
INTRODUÇÃO
Posição Escalar de móvel ou Espaço (S)
È bom lembra que um corpo se encontra em movimento, sempre que a sua posição se modificar, no decorrer do tempo, em relação a certo referencial ou em repouso, sempre que a sua posição se mantiver (for à mesma), no decorrer do tempo, em relação a certo referencial. A posição de um móvel pode ser associada à noção de marco quilométrico numa rodovia.
Ao
longo de uma rodovia existem marcos quilométricos, cuja função é localizar veículos que nela trafegam. Na figura adiante podemos considerar que a posição do ônibus (móvel A) é determinada pelo marco Km 90, enquanto que o carro vem atrás desse ônibus (móvel B) está na posição marco Km 60.
Note na figura a seguir que o passageiro no interior do ônibus está em repouso em relação ao ônibus e ao motorista, porque a sua posição em relação a eles é sempre a mesma. Já em relação ao observador fixo na Terra, tal passageiro está em movimento, porque sua posição muda com o decorrer do tempo.
BASEANDO-SE NA FIGURA, ESCREVEMOS:
SA = 90 km e SB = 120 km. Os valores mencionados não significam as distâncias percorridas por esses móveis, mas sim, as suas respectivas posições ao longo da trajetória (rodovia).
VARIAÇÃO DE ESPAÇO
Considere um móvel que no instante to se encontra na posição 1 e no instante t se encontra na posição 2 A variação de espaço é dada pela diferença entre a posição final (S) do móvel e a posição inicial
(S0).
TRAJETÓRIA
Consideremos um móvel que esteja em movimento para um dado referencial. Portanto, a posição desse móvel, em relação ao referencial, altera-se no decorrer do tempo.
Se unirmos as sucessivas posições do móvel por uma linha contínua, obteremos a trajetória descrita pelo móvel para o referencial adotado.
A variação do espaço:
Na figura acima, P1, P2, P3,... representam as sucessivas posições
ocupadas