Case Ampla, Análise do Gerente Financeiro
Inicialmente julgamos importante relatar a importância do departamento gerencial em uma empresa, sendo fator essencial para proporcionar controle e segurança no crescimento e sucesso contínuo do meio corporativo. De acordo com MAXIMIANO (2011, p. 15) “Nas organizações, os administradores ou gerentes são as pessoas responsáveis pelo desempenho de outras pessoas, que formam sua equipe, e sobre essa equipe têm autoridade.” .
O perfil do gerente financeiro atualmente não possui mais um único foco em finanças/ tesouraria, mas sim, de uma forma mais abrangente incluindo em suas funções: Controladoria auxiliando nas tomadas de decisão, Planejamento Estratégico visando um melhor desempenho corporativo e Controle de Custos tendo em vista manter e maximizar os resultados financeiros da empresa. Segundo MAXIMIANO (2011, p.10) “A função financeira de uma organização tem por objetivo a proteção e a utilização eficaz dos recursos financeiros”.
Além dessas funções, o atual mercado exige características adicionais “o diferencial profissional” agregando valor em suas atividades empresariais e sociais. Esses diferenciais enquadram-se em características pessoais e profissionais, tais como: Pessoais (Disciplina, Ética, Organização, Assertividade, Gerenciador de Tempo, Inteligência Emocional e Interpessoal), sendo estes algumas das características que auxiliam no bom desenvolvimento de seu trabalho, no entanto, vale ressaltar que todos possuem características diferentes, que influenciará na capacidade de solucionar problemas, na eficiência e na eficácia para desempenhar com sucesso seu trabalho. Profissionais (Domínio e facilidade de lidar com assuntos referentes a finanças; Conhecimento em Informática; Relacionamento com Clientes; Visão de negócios e atualmente conhecimento em Idiomas), essas características auxiliam no crescimento gradativo da organização, bem como, do profissional.
Veja a seguir um modelo de Descrição de cargos retirada do site