cinematica
DISCIPLINA: MECÂNICA DA PARTÍCULA
Lista de Exercícios do Cap. 2 [ Ref. Fundamentos de Física. Halliday – Resnick e Walker. 8a. Ed. LTC.
2009. Vol. 1 – 4, 13, 15, 19, 27, 30, 35, 40, 49, 57, 67, 73 ]
Notas de Aula: Cap. 2: Movimento Retilíneo
Cinemática de uma Partícula
Um dos propósitos da física é estudar o movimento dos objetos, como a rapidez com que se movem, ou a distância percorrida em um dado intervalo de tempo. A classificação e a comparação dos movimentos é chamada de cinemática.
Movimento
O mundo, e tudo que nele existe, está sempre em movimento. Mesmo objetos aparentemente estacionários como uma estrada, estão em movimento. Nesta unidade vamos supor que o movimento se dá ao longo de uma linha reta, sem importar suas causas, considerando o objeto em movimento como uma partícula.
Posição e Deslocamento
Localizar um objeto significa determinar sua posição em relação a um ponto de referência, frequentemente a origem de um eixo como o eixo x da Figura 1-1.
Figura 1-1.
A uma mudança de uma posição x1 para uma posição x2 é associado um deslocamento ∆x, dado por
O deslocamento é uma grandeza vetorial, uma grandeza que possui módulo, direção e sentido. Quando o sinal (e, portanto, o sentido) do deslocamento é ignorado, ficamos com o módulo do deslocamento.
Velocidade Média e Velocidade Escalar Média
Uma forma compacta de descrever a posição de um objeto é desenhar um gráfico da posição x em função do tempo t, ou seja, um gráfico de x(t). Como um exemplo, a Figura 12 mostra a função posição x(t) para um tatu em repouso (tratado como uma partícula) durante um intervalo de tempo de 7s. A posição do tatu tem sempre o mesmo valor, x = –
2,0 m.
Figura 1-2.
A Figura 1-3(a) é mais interessante, já que envolve movimento. Ela revela com que rapidez o tatu se move. O tatu é avistado em t = 0, quando está na posição x = –5 m. Ele se move no sentido de x = 0 e logo para maiores valores positivos de x. A