Cinematica dos solidos
Disciplina: CINEMÁTICA DO SÓLIDO
Professor: MILTON SOARES
Exercício para B2.
EXERCÍCIOS
1. Uma série de componentes de uma máquina, transportados por uma esteira, passa sobre uma polia de 180 mm de raio, como indica a figura. Num dado instante, o ponto A (Ver figura) tem velocidade de 450 mm/s para a esquerda e aceleração de 315 mm/s2 para a direita. Determine (a) a velocidade e a aceleração angulares da polia e (b) a aceleração total do componente que está em B.
2. O sistema descrito no problema anterior, move-se de modo que num dado instante a polia tem velocidade angular de 3 rad/s, no sentido horário, Determinar a aceleração angular da polia para a qual a aceleração total do componente que está em B vale 2 m/s2.
3. Um automóvel se desloca para a direita a uma velocidade constante de 72,4 km/h. Se o diâmetro de uma roda é 0,559, determine as velocidades dos pontos B, C, D e E à margem da roda.
4. No sistema motor mostrado na figura, l = 0,254 m e b = 0,0762, a manivela AB gira com velocidade frequência de 750 rpm, no sentido horário. Determine a velocidade do pistão P e a velocidade angular da biela para a posição correspondente com θ = 30°.
5. O eixo manivela AB, do motor ilustrado, gira com velocidade angular constante ω = 75 rad/s, no sentido horário. Para o instante ilustrado, pedem-se (a) a velocidade do pistão; (b) a aceleração do pistão.
6. A barra AB, gira com freqüência constante f = 954,96 rpm no sentido horário. O cursor C está vinculado a uma haste horizontal fixa, para o instante configurado pedem-se (a) a velocidade angular da barra BC; (b) a velocidade do cursor C; (c) a aceleração do cursor C.
7. Um carretel constituído por cilindros de raios R1 = 90 mm e R2 = 120 mm, é acionado por um fio enrolado no mesmo, conforme ilustrado. Considere-se que o fio não escorregue em relação ao carretel. Considere-se que o carretel não escorregue em relação ao piso, e que o ponto