cinema
Muito antes de qualquer exeperimento científico, ou até mesmo de envolvimento cultural, os homens das cavernas já utilizavam métodos artisticos de representar o movimento em seus desenhos
Arqueólogos constantam que estes desenhos geralmente de arte rupestre foram às primeiras formas de representar os aspéctos didâmicos de vida humana e da natureza.
Desenvolvimento no oriente
Surgindo na China por volta de 5.000 a.c. os chamados jogos de sombras foram projeções sobre paredes, telas, panos, etc, com figuras humanas ou objetos manipulados.
Este efeitoocasionava nos espectadores um misto de emoção, suspense e aterrorizantes arrepios, pois as animações eram complementadas com narrações quase sempre direcionadas as histórias de principes, reis, guerreiros e dragões.
Experiências Científicas
Uma das mais importantes colaborações do cinema está contida nas informações e experiências científicas, dentre elas uma em especial se destacou, conhecida como a Persistência da Visão ou Persistência da Retina, explanada em 1824 pelo pesquisador Peter Mark Roger.
Peter explanou sua tese baseada nas experiências de Isaac Newton que utilizando um disco de papelão pintado com todas as cores do arco-íris (chamado disco de newton) demonstrou que ao girá-lo, as cores se fundem em nossos olhos, e o disco parece branco.
Esta tese explica a Peristência da imagem projetada na retina, tempo e capacidade de manter-se por uma fração de segundo, mesmo que a mesma venha a mudar, como acontece em imagens sequenciais mesmo que com pequenas alterações.
Comprovado esta tese, alguns anos depois o Físico Joseph-Antonie Plateau mediu o tempo da persistência da retina, segundo ele, para que uma série de imagens cause a ilusão de movimento, é indispensável que de sucedam a quantidade de 10/segundos, ou seja, dez imagens por segundo. Esta projeção possibilitou assim, que diversos aparelhos de reprodução de imagens em movimentos fossem desenvolvidos.
Até