Cinema
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é analisar as causas e soluções da evasão nas escolas rurais, através da representação do filme “Nenhum a Menos” produção chinesa de 1999.
O filme chinês “Nenhum a Menos” nos faz refletir sobre as necessidades de contextualizar o currículo à realidade do aluno, da escola e de seu sistema de ensino, observar como a intervenção e estruturação ou falta delas pelo sistema educacional são importantes para a manutenção física e pedagógica da instituição escolar.
O filme “Nenhum a Menos” apresenta a escola como um local de conflito social, um território de desigualdades, imerso em relações de poder e conhecimento, onde as identidades são negociadas, partilhadas e contestadas.
ANÁLISE
A evasão nas escolas rurais é preocupante, a educação rural no Brasil tem muito a desenvolver, a maioria das escolas rurais se encontram e situação alarmante, a maioria tem apenas uma sala e precisam atender várias idades, como é o caso do filme, onde o professor Gao atende crianças de pré-escola a ensino fundamental, além de ter que lecionar todas as áreas do conhecimento, as maiorias dos alunos não estão adequados com a idade na série matriculada, devido a situações encontradas no seu cotidiano e dificuldades financeiras, as evasões nas escolas rurais representam:
Um quinto da população do país encontra-se na zona rural, somando 32 milhões de pessoas. A rede de ensino da educação básica, de acordo com o Censo Escolar 2002, tem 107.432 estabelecimentos. Metade dessas escolas possui apenas uma sala de aula e oferece, exclusivamente, o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São atendidos 8.267.571 estudantes, que representam 15% da matrícula nacional. 60% dos alunos estão cursando as primeiras quatro séries do ensino fundamental.
São grandes as dificuldades encontradas por esses alunos que buscam o conhecimento, dificuldades no transporte, moram longe das escolas, e ainda