Cinema
Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004
GT História das Mídia Audiovisual
Coordenação: Prof. Ruth Vianna (UFMS)
História do Cinema Brasileiro – Os Ciclos de Produção Mais Próximos ao Mercado
Renato Márcio Martins de Campos
Professor e Pesquisador do Centro Universitário de Araraquara
Resumo
Trata-se de uma visão da história do cinema brasileiro através de uma abordagem dos ciclos de produção mais próximos à realidade de mercado. Alguns destes ciclos são selecionados e analisados em termos de penetração e participação de mercado. As etapas do cinema no Brasil em que se produziu fortemente atrelado ao posicionamento artístico e de autor não foram aqui tratadas, apesar de inegável importância, por se distanciar do objeto e delimitação do estudo: os ciclos de produção mais próximos ao mercado.
Palavras-chave: Cinema Brasileiro, História do Cinema, Cinema e Mercado.
História do Cinema Brasileiro – Os Ciclos de Produção Mais Próximos ao Mercado
1. Origem do Cinema no Brasil
Registra-se que a estréia do cinema em terras Tupiniquins deu-se através de uma máquina chamada “Omniographo” e ocorreu a Oito de julho de 1896, no Rio de Janeiro, à Rua do Ouvidor, 57, às duas horas da tarde (VIANY, 1987: 33). Nota-se a relativa proximidade entre o invento dos irmãos Lumiére (28/12/1895) e sua chegada ao Brasil, aproximadamente seis meses, preponderando o aspecto de penetração em diversos mercados, já nesta época. Paulo Emílio chega a ligar o fato às doenças endêmicas de nosso país:
A novidade cinematográfica chegou cedo ao Brasil, e só não chegou antes devido ao razoável pavor que causava aos viajantes estrangeiros a febre amarela que os aguardava pontualmente cada verão. Os aparelhos de projeção exibidos ao público europeu no inverno de 1895-1896 começaram a chegar ao Rio de Janeiro em meio deste último ano, durante o saudável inverno tropical. No ano