Cinema 1
A 7ª arte
Origens
A origem do cinema está relacionada com a antiga necessidade do homem registrar o movimento, demonstrada pelo próprio surgimento da pintura de antigamente. Pode-se dizer, entretanto, que a mais primordial tentativa de fazer algo mais dinâmico, próximo à ideia de cinema, foi registrada na China por volta de 500 a.C.
Jogo de Sombras
Nada mais é que a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados, um teatro de sombras.
Câmara Escura
No século XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a câmara escura, que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado a passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na realidade.
Lanterna Mágica
Mais adiante, no século XVII, O alemão
Athanasius Kirchner criou a Lanterna
Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
Primeiros Aparelhos
Para captar e reproduzir a imagem em movimento, a partir de 1826 são construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retiniana
(fração de segundo em que a imagem permanece na retina). Fenacistoscópio,
Praxinoscópio, Fuzil fotográfico,
Cronofotografia, Cinetoscópio e finalmente o Cinematógrafo dos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière em
1895.
O Cinematógrafo
O aparelho é movido a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento.
O cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público, era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema.
Primeiros Filmes
Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. O primeiro se intitulava “Sortie de L’usine