Cinema parte 2
A 7ª arte
Cinema é a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que dão a impressão de movimento. Os filmes são produzidos através da gravação de imagens com câmeras (câmaras) adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos específicos.
História
Foi no final do século
XIX, em 1895, na
França, os irmãos
Louis e Auguste
Lumière inventaram o cinema. Origens
A primeira sessão pública, organizada pelos irmãos Lumière em 1895, foi rápida e barata. Por
1 franco cada, 33 assentos foram ocupados por cerca de 20 minutos no subsolo de um café em Paris. Sete anos depois, com o francês Georges Mèliés, o cinema virou arte.
A chegada do trem na estação é um filme francês de 1895 sendo um dos primeiros filmes a serem apresentados publicamente pelos irmãos Lumière em Paris
Cinema mudo
Nos primórdios da história do cinema, os filmes não eram seguidos por uma sonoridade condizente com as imagens em desfile nas telas. A carência de tecnologia não impedia que, nos locais de exibição das películas, em teatros, óperas ou feiras, as cenas cinematográficas fossem acompanhadas por compassos tocados ao piano. Estas músicas variavam conforme o espaço no qual os filmes eram transmitidos, pois a escolha sonora dependia do ponto de vista do pianista sobre a obra exibida.
Os primeiros momentos da evolução do cinema foram conhecidos como ‘período mudo’ entre os pesquisadores deste campo. Como os sons não podiam vir em auxílio do público, a compreensão dos filmes era realizada através da inserção de legendas, com o objetivo de tornar os acontecimentos mais claros para os que assistiam a película. Ao longo de trinta anos o que se conhecia por cinema se resumiu a esta modalidade, que já transmitia à platéia a magia que seria sua marca nos séculos posteriores, mesmo sem apoio sonoro.
Até então Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo.Com a Primeira Guerra Mundial, a indústria europeia de cinema foi arrasada. Os EUA