Cinecias
Localizada no município de Imigrante RS.
A GESTÃO AMBIENTAL EM LATICÍNIOS
Um estudo de caso
RESUMO: O presente trabalho objetiva uma análise das condições ambientais e do projeto de gestão ambiental de uma empresa do setor de laticínios, visando a redução do impacto ambiental por meio da implantação de sistemas de tratamento de efluentes, bem como o desenvolvimento de transferência de tecnologias para o aproveitamento de subprodutos.
Utilizou-se de entrevistas com o corpo dirigente da empresa e observações a partir de um roteiro pré-estabelecido, bem como análise de documentos e projetos da empresa, a fim de agrupar informações em relação ao fluxo de entrada de insumos; projeto, processo e fabricação; fluxo de saída dos produtos e relações com os recursos humanos. Na empresa estudada, dentre as inúmeras preocupações, observou-se que a questão ambiental e a qualidade são fatores extremamente importantes para a sobrevivência da empresa, bem como sua competitividade no mercado.
INTRODUÇÃO
No final dos anos 1960, na Europa, por causa de acidentes como a chuva ácida e problemas com o petróleo, especialistas começaram a se preocupar com as questões ambientais, posteriormente mobilizando a população. As pessoas começaram a se conscientizar a partir do momento em que os problemas ambientais afetaram a sua maneira de sobreviver e viver, ou seja, sua qualidade de vida.
Para se ter uma visão global do problema, é necessário que exista uma visão sistêmica em relação às questões ambientais, para que um fato seja visto por vários ângulos e discutido sobre vários aspectos.
No entanto, nota-se uma exigência maior em relação à postura das organizações em degradar menos a natureza, respeitando os limites do meio ambiente em suportar as ações do homem (capacidade de suporte), e apresentando como consequência indireta uma posição competitiva no mercado. Por meio das mudanças de paradigma, novos padrões