Cinco ss
A expressão 5 “S” designa uma ferramenta de trabalho que consolidou-se no Japão a partir da década de 50, muito utilizada na área de qualidade. Seu nome provém das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.
Assim, as palavras e suas versões para o português são:
1. SEIRI - Senso de Organização 2. SEITON - Senso de Ordenação 3. SEISO - Senso de Limpeza 4. SEIKETSU - Senso de Higiêne 5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
2 - OBJETIVOS
O Programa 5 “S” foi desenvolvido com o objetivo de organizar o local de trabalho, melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5 ”S”, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios associados aos processos do negócio, reduzindo custos e aumentando a produtividade e competitividade das instituições, transformando o ambiente das organizações e a atitude das pessoas.
3 - BENEFÍCIOS
Permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos, redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais, melhoria da qualidade de produtos e serviços, diminuição de acidentes do trabalho, aumento da satisfação das pessoas com o trabalho.
4 - SIGNIFICADOS DOS 5 SENSOS
4.1 - Senso de organização
Corresponde a eliminar o que é desnecessário, separando-o do que de fato é necessário. Este S focaliza-se na eliminação dos itens desnecessários.
4.2 - Senso de Ordenação
Significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário. Depois de uma primeira arrumação dos locais de trabalho, com a retirada de tudo o que é dispensável para a realização das tarefas, procede-se à criação de uma nova forma de organização do local de trabalho.
4.3 - Senso de Limpeza
Significa