CIMENTO PORTLAND
ALEXANDRE GROB
TIPOS DE CIMENTO PORTLAND
UNIAO DA VITORIA – PR
2015
ALEXANDRE GROB
TIPOS DE CIMENTO PORTLAND
ACADEMICO: ALEXANDRE GROB
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
TURMA: 4N4 PERIODO: 4º
PROFESSOR: JAIR RIBEIRO JUNIOR
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
UNIAO DA VITORIA – PR
2015
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo abordar o assunto referente ao Cimento Portland; O mesmo é um tipo de cimento muito utilizado na construção civil por sua resistência. O nome Portland foi dado em 1824 pelo químico britânico Joseph Aspdin, em homenagem à ilha britânica de Portland, no condado de Dors’et.
Aspdin, através dos seus experimentos com queima conjunta de pedras calcárias e argila, formou um pó fino.Percebendo que com algumas misturas e após a secagem, a mistura tornava-se tão resistente quanto as pedras empregadas nas construções. O construtor resolveu patentear no mesmo ano sua mistura, dando o nome de Cimento Portland, nome dado devido as propriedades semelhantes de durabilidade e solidez às rochas da ilha de Portland
O cimento endurece sob a ação da água, se tornando uma pasta homogênea, endurecendo e conservando a sua estrutura, mesmo entrando em contato com a água; O mesmo acontece com o concreto, tornando-se um material resistente como a pedra, porém artificial, que pode ganhar forma e volume, de acordo com seu emprego. O cimento, devido as suas características, é o segundo material mais consumido pela humanidade, tendo em vista que o primeiro é a água.
Com diferentes adições durante a produção, se transforma em um dos cinco tipos básicos existentes no mercado brasileiro: cimento portland comum, cimento portland composto, cimento portland de alto forno, cimento portland pozolânico e cimento portland de alta resistência inicial. Vamos identificar alguns deles:
01-CP I