Cientistas Socias Contemporâneos no campo da Administração – OS 10+
FATEC
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Cientistas Socias Contemporâneos no campo da Administração – OS 10+
ANA LETICIA LIMA COLAZANTES
LUCAS ALBARELLO CARON
PAOLA AGATHA MARCELINO ROCHA
Prof.ª Resp. Gressiqueli Buosi
CURSO: INFORMATICA PARA NEGÓCIOS 1° SEMESTRE
São Jose do Rio Preto, 07 de outubro de 2014
Alberto Guerreiro Ramos: Um Sociólogo Polêmico
G. Ramos, sempre se dedicou muito tempo a leitura, buscando sempre ideias e novos conhecimentos. Suas ideias inovadoras e sua forma peculiar de veiculá-las costumavam provocar um salutar frisson intelectual no meio acadêmico. Era um teórico puro para muitos.
Foi ele quem canalizou e sintetizou as ideias de vários estudiosos do homo novus, criando o homem ‘’parentético’’, e relacionando o surgimento do mesmo com a própria evolução da teoria da administração.
Sua postura parentética e critica diante do conhecimento chama muito a atenção. Por parentética entendia ele a atitude definida como antídoto da existência conformista inconsciente e complacente do ser humano, existência aprisiona nos modelos impostos pela organização. Por critica entende-se a sua desconformidade constante e perene diante da realidade de com deparava e sua fidelidade quase canina e seus princípios pessoais.
Beatriz Marques de S. Wahrilich: Uma Desbravadora in Terra Brasilis
Foi uma Desbravadora in Terra Brasilis, a professora Beatriz foi para os Estados Unidos no ano de 1952, para fazer seu mestrado, na escola de Pós graduação em Administração publica de New York University. No seu retorno ao Brasil passou a integrar o corpo de professores da Ebap (Escola Brasileira de Administração Publica) um dos órgãos da Fundação Getulio Vargas.
Com a análise das Teorias de Organização que, depois de aprovada (1952), acabou sendo traduzida e publicada na Revista do Serviço Público e transformou-se em livro em 1958, publicado pela Fundação Getulio Vargas, tendo iniciativa do