Cientistas Atômicos
Ciências Físcio qUÍMICAS
Nome: Emília Pinheiro Managem
Ano\Turma: 9ºE
Nº: 11
Joseph John Thomson foi um importante físico inglês, nascido em 18 de dezembro de 1856 em Manchester, que descobriu o elétron. Iniciou sua vida académica cursando Engenharia, na Owens College, mas devido a dificuldades financeiras após a morte de seu pai, abandonou o curso e começou a estudar Matemática, Física e Química. Tornou-se professor em Cambridge, onde organizou o laboratório de Cavendish. Em 1890 casou-se com Rose Elisabth Paget. Tiveram dois filhos, George Paget Thomson e Joan Paget Thomson. Seu filho tornou-se um físico brilhante e chegou a receber um prémio Nobel por descobrir propriedades ondulatórias nos elétrons. Thomson recebeu o Prémio Nobel pela descoberta dos elétrons em 1906. Seus trabalhos deram entendimento à estrutura atómica. Suas experiências eram feitas com tubos de raios catódicos, o que realmente permitiu a demostração da existência de elétrons. Em 1908 foi nomeado cavaleiro e em 1918 tornou-se mestre da Trinity College, em Cambridge. Foi vice-presidente da Associação Internacional de Ciências Esperanto e foi eleito membro da Royal Society em 1884 e presidente de 1915 a 1920. Thomson morreu em 1940 e foi enterrado em Westminster Abbey, perto do físico Isaac Newton.
Físico dinamarquês, nascido em 1885 e falecido em 1962, é conhecido pela sua contribuição para o esclarecimento da teoria atómica, tendo-lhe sido atribuído, pelo trabalho neste campo, o Prémio Nobel da Física, em 1922. Bohr contribuiu, também, para o desenvolvimento da Teoria Quântica.
Dedicou-se ao estudo da radioatividade, tendo explicado o processo de fissão nuclear. Na ocupação alemã da Dinamarca, durante a Segunda Guerra Mundial, Bohr participou ativamente no movimento de resistência. Em 1943, teve de fugir para os Estados Unidos da América, indo trabalhar em Los Alamos, onde foi consultor do projeto da bomba atómica.
Após a guerra, lutou