Portfolio Individual 5 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem o objetivo de analisar o uso do jornal em sala de aula e também apresentar as ideias do autor Alessandro de Barros, no texto “A contribuição do uso dos jornais no ensino de história em sala de aula”.
Foi a partir da Escola dos Anales, no início do século XX, que os historiadores contemporâneos se mostraram mais acessíveis as novas fontes para se fazer história. O jornal é um meio de comunicação e divulgação do fatos, podendo ter um ponto de vista não só do presente, mas também do passado.
2 DESENVOLVIMENTO O autor Alessandro de Barros aponta que a escola está mais aberta para as novas fontes de linguagem para o ensino de história, tornando o aprendizado mais dinâmico. O uso do jornal em sala de aula é uma destas ferramentas, pois está cheio de informações instantâneas. Alessandro ressalta que ainda existe uma dificuldade em lidar com o jornal em sala pelo fato de ter que saber fazer a crítica necessária ao material utilizado, por isso é preciso muita força de vontade para aplicar esta atividade, pois dá trabalho e é difícil. Mudanças ocorridas no formato literário dos jornais, como os cadernos especiais, acabaram por habilitá-los à pesquisa em sala de aula. É preciso definir qual a faixa etária dos alunos, conhecer o tema que está sendo trabalhado e que a classe esteja empenhada em participar, para que a atividade não seja cansativa e sem propósito claro. Tudo isto para despertar no aluno a opinião, a crítica, o espírito de equipe, a responsabilidade e a participação. O uso do jornal na sala de aula é uma vontade que vem acrescentar e também reduzir conceitos a respeito das notícias que são vinculadas constantemente nos meios de comunicação.
3 CONCLUSÃO Concluindo, não podemos