Ciencias
Objetivos: Nesta disciplina o objetivo é apresentar aos alunos de forma clara a contabilidade abordando a história e os aspectos básicos necessários fundamentais para o aprendizado da contabilidade. Também abordar de forma simples e clara o processo contábil e a elaboração dos relatórios contábeis.
Visão histórica da contabilidade
Os primeiros relatos aconteceram em Uruk ou Ur na antiga Mesopotâmia do ano 8.000 a 3.000 a.C na região que hoje Israel e o Irã. A contagem dos seus bens da época era tão importante que foram encontrados ficha de barro representativa a modelo que controlavam a suas riquezas. Também na Bíblia são encontrados relatos que fazem jugo que se manuseavam a contabilidade no tempo de Jesus Cristo. Agora no século V ate XV , quando foi decadência do Império Romano, na idade media houve uma estagnação a contabilidade por causa da invasão Barbara e comercio ficou irrelevante, pois os comerciantes eram analfabetos. No continente americano os INCAS mantinha maneira peculiar da contagem de seus bens usando QUIPOS ou mesmo Nó. No século XV tem inicio da contabilidade moderna pelo Frei Luca Pacioli nas escolas contistas e ele escreveu pela primeira vez sobre as partidas dobradas.
Contabilidade no Brasil
Em 1808 com vida da Família real para Brasil, Dom João VIU adotou o método da partida adotado. Entre os anos 1830 e 1840 o contador Alvares Branco percebendo que contabilidade publica incipiente resolve organizar usando o método de partidas dobradas. Em 1850 surge Código Comercial Brasileiro obrigando aos comerciantes fazer escrituração de seus bens. Em 1863 surgem a Instituto Comercial do Rio de janeiro oferecendo disciplina escrituração Mercantil para prepara os comerciantes para pratica registro contábeis. Em 1890 a escola Politécnica do Rio de Janeiro ofereceu a disciplina de Direito administrativo e contábil. Em 1902, surge a Fundação de Comercio Alvares Penteado como primeira escola de contabilidade do