ciencias
1 INTRODUÇÃO 3
2 Banco de Dados Orientado a Objeto 4
3 ORM (OBJECT RELATIONAL MAPPING) 5
4 Conclusão 6
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos um pouco sobre banco de dados orientado a objeto, sobre ORM (Object Relational Mapping), e algumas de suas ferramentas.
2 Banco de Dados Orientado a Objeto
Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas.
Existem dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos (esta dificuldade se dá pois o modelo relacional se baseia menos no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico). Segundo, os dados são geralmente manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, como C++, C#, Java,Python ouDelphi (Object Pascal), e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado e as tuplas da tabela relacional, o que além de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo. Esta perda entre os modelos usados para representar a informação na aplicação e no banco de dados é também chamada de “perda por resistência”.
3 ORM (OBJECT RELATIONAL MAPPING) O ORM é uma técnica de desenvolvimeto utilizada para reduzir a impedância da programação orientada aos objetos utilizando banco de dados relacionais. As tabelas dos bancos de dados são representadas através de classes e os registros de cada tabela são representados como instâncias das classes correspondentes. Algumas ferramentas são o NHibernate, MyGeneration,