ciencias
As Competências Técnicas tão exigidas no mercado de trabalho e necessárias para a execução das atividades profissionais, pois é impossível hoje em dia alguém conseguir chegar a altos cargos executivos ou simplesmente à gestão de empresas levando as mesmas ao sucesso, sem se ter Competência Técnica.
Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas:
Escolaridade
– Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
Treinamentos
– Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
Conhecimentos Técnicos
– Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional, podem ser classificados como:
Conhecimentos técnicos elementares
- Pressupõe o conhecimento de um vocabulário que permita compreender as orientações de trabalho e comunicar com titulares de empregos semelhantes.
O conhecimento técnico é limitado ao nível da tomada de conhecimento da existência de princípios técnicos subjacentes à realização de tarefas relativamente simples e repetitivas. Este nível de conhecimentos é adquirido através do ensino básico e de uma prática profissional de curta duração ou de adaptação ao posto de trabalho.
Conhecimentos técnicos básicos
- Conhecimento preciso de um determinado vocabulário técnico que lhe permite tratar informações variadas.
Este nível de conhecimento permite a recolha de informações, o seu registro, assim como a compreensão de princípios técnicos. Este nível está associado a tarefas com algum grau de repetitividade ou a uma polivalência horizontal (realização de tarefas de outros postos ou empregos próximos).
Conhecimentos