Ciencias
Setor que têm finalidades voltadas quase que exclusivamente ao atendimento da sociedade, conforme relata Grazzioli e Rafael (2009). Paes (2006) apud Grazzioli e Rafael (2009) contextualiza que “o Terceiro Setor é aquele que não é público nem privado, no sentido convencional destes termos” (PAES, 2006:122, apud: GRAZZIOLI & RAFAEL).
Carga Tributária
De acordo com um estudo desenvolvido pela rede internacional de contabilid ade e consultoria UHY publicado no site www.infomoney.com.br (2012), o Brasil possuiu a maior carga tributária entre os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) com recolhimento de 34% do PIB (Produto Interno Bruto). Esta taxa é a mais alta entre os países emergentes, chegando a ser mais alta que a de países como Japão e Estados Unidos. (www.infomoney.com.br, acessado em 12/06/2013)
O que chama a atenção não é apenas o tamanho da carga tributária e principalmente a contrapartida que não justifica tamanha arrecadação. É possível observar que, grandes economias dos países europeus que compõem o G8 possuem carga tributária altíssima, porém com uma diferença enorme em relação ao Brasil. O que se pode notar naquelas economias é que o Estado cumpre seu papelde contrapartida, com eficiência, gerando um bem estar social em níveis elevadíssimos. Para Lanzana (2008), um fator relevante deve ser observado em