ciencias
A palavra aroma se remete a cheiro e terapia a cura. Foi um termo criado pelo químico Frances René Maurice Gattefossé nos anos vinte para descrever a pratica do uso de óleos essenciais.
Benefícios: possibilidade de promover relaxamento e equilíbrio, reduzir o stress, auxiliar no tratamento de depressão, estimular a performance mental, elevar o humor, estabilizar comportamentos, auxiliar na cicatrização, nas queimaduras, clarear manchas, hidratar, amenizar a calulite, entre outras variadas doenças, desequilíbrios estéticos.
Os óleos vegetais também chamados de carreadores, fixos ou bases, têm função de diluir os óleos essenciais antes da aplicação na pele. Geralmente são prensados a frio a partir das partes gordurosas da planta, principalmente frutos e sementes. São ricos em emolientes que mantem a suavidade e flexidade da pele, exercendo um efeito protetor e hidratante contra a irritação, formando uma barreira que impede a perda excessiva da umidade dérmica.
Os carreadores mais usados são:
Óleos de abacate: usado para massagens e hidratação facial, corporal e capilar;
Amêndoas doce: usado na prevenção d estrias
Andiroba: utilizado em peles secas por ser hidratante.
Girassol: hidratantes para pele seca
Gérmen de trigo: fortalecer vasos sanguineos, retarda o envelhecimento.
Gergelim: é empregado na hidratação e proteção da pele, aumento da tonicidade e firmeza muscular, melhora na circulação;
Rosa mosqueta: utilizado cicatrização pos-cirurgica
Semente de uva:prevenção de estrias. jojoba: regula a oleosidade natural da pele e limpa o bulbo