ciencias
ATPS DE ESTATISTICA
GOIÂNIA
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE GOIÂNIA
CAMINHOS PARA O PENSAMENTO ESTATÍSTICO
ANÁLISE EXPLORATÓRIA: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ADMINISTRAÇÃO
Prof.
DENISE FERNANDES MOURA
RONEY BASTOS
GOIANIA
2013
PRIMEIRA ETAPA
Introdução à Estatística. Estatística Descritiva.
Esta etapa é importante para que você fixe, de forma prática, a teoria introdutória de Estatística Descritiva. No mundo atual, raciocinar estatisticamente é tão importante quanto à habilidade de ler e escrever. Profissionais necessitam apresentar e descrever informações de forma adequada; tirar conclusões a partir de grandes populações com base somente na informação obtida de amostras; melhorar processos e obter previsões confiáveis a partir de variáveis de interesse.
Para realizar esta etapa, seguir os passos descritos:
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Estatística é a ciência que apresenta processos próprios para coletar, apresentar e interpretar adequadamente conjuntos de dados seja eles numéricos ou não. Pode se dizer que seu objetivo é o de apresentar informações sobre dados em análise para que se tenha maior compreensão dos fatos que os mesmos representam. A Estatística subdivide-se em três áreas: descritiva, probabilística e inferencial. A estatística descritiva, como o próprio nome já diz, se preocupa em descrever os dados. A estatística inferencial, fundamentada na teoria das probabilidades, se preocupa com a análise destes dados e sua interpretação.
A palavra estatística tem mais de um sentido. No singular refere-se à teoria estatística e ao método pelo qual os dados são analisados enquanto que, no plural, refere-se às estatísticas descritivas que são medidas obtidas de dados selecionados.
O objetivo básico da estatística descritiva é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma