Ciencias
EXISTENCIALISMO DE SARTRE
Paulo Ricardo Miranda de Queiroz1
Resumo
O homem nasce e permanece livre. A liberdade foi e ainda é bastante discutida entre os pensadores, todos em busca de uma explicação convincente e correta acerca desta palavra que faz toda diferença na existência humana. Diante deste impasse, o que é a liberdade? Dois autores se destacam para tentar resolver esta questão. Estes são Aristóteles e Sartre.
Aristóteles acreditava que a liberdade consistia numa harmoniosa integração do indivíduo numa sociedade em que a escravatura abrangia a maior parte dos homens. Já para Sartre constitui-se com verdades concretas e históricas sobre o homem. Afirma a liberdade e a realização do homem na decisão livre.
Palavras chaves: Liberdade, existência, essência, escolha, consciência.
INTRODUÇÃO
A liberdade se apresenta como um dos princípios de maior compromisso filosófico e mais extensas consequências quando a reflexão se volta para o homem. Ao longo do tempo a filosofia foi se revelando e se realizando à procura de um conhecimento completo, ou até simples, para atingir algo que se assume por inatingível e que possa explicar os principais problemas que se colocam ao homem.
A liberdade tem sua origem de maneira inexplicável, cujo imo o Homem não define, só a exercita na intimidade de sua existência. Aparece como um conceito muito amplo, com inúmeras respostas e opiniões acerca de sua significação. Sendo assim, resta a colocação de uma questão – O que é a liberdade? Vendo que sua compreensão abrange um nível global há necessidade de aplicá-la na prática, de forma que a sua presença na vida da pessoa mostre os perigos de sua utilização errônea. “A liberdade liga-se ao poder de decisão, de escolha”.
(TELES, 2001, p.30).
1
Aluno concluinte em 2010 do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Faculdade Católica de
Anápolis
2
A origem etimológica da palavra liberdade está relacionada à