Ciencias
Centro de Educação a Distância
DESAFIO DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS SOCIAIS
BRASÍLIA
2010
DESAFIO DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS SOCIAIS
Desafio de aprendizagem referente ao Curso de Ciências Sociais, da Faculdade UNIDERP da Anhanguera Educacional.
Brasília
2010
Introdução
Este desafio visa analisar o episódio da “bolinha de papel”, que ocorreu na recente eleição para a Presidência da República. Descreveremos a discussão, que ocorreu sobre esse assunto e o comportamento ético dos grandes meios de comunicação envolvidos e o enorme abandono absoluto das regras mais elementares do jornalismo.
O Episódio da “bolinha de papel”
Na tarde da quarta-feira (20/10/2010), no Rio de Janeiro, tivemos o próprio “Efeito Borboleta”: uma simples bolinha de papel, pesando não mais que 5 ou 8 gramas, bateu na cabeça do candidato José Serra. Mas foi suficiente para produzido o festejado efeito cinematográfico: ocupou espaço nobre no Jornal Nacional, edição mais que caprichada com direito a inserção de vídeo com foto, de entrevista de médico com áudio de repórter, ampliações desmesuradas com o intuito nada ingênuo de transformar o choque de uma bolinha de papel sobre um ser humano com a gravidade e contundência de meteorito se chocando com o planeta Terra. Versões da mídia do mesmo episódio:
Rede Globo
O Jornal Nacional e o “meteorito de papel”
Os vídeos exibidos pelo Jornal Nacional, no último dia 21/10/2010, têm como objetivo “demonstrar” que Serra teria sido atingido por um rolo de durex ou fita crepe, durante caminhada no Rio de Janeiro. E a análise é de quem? Ricardo Molina, demitido da Unicamp por "irregularidades administrativas".
O “Jornal Nacional”, da TV Globo, mostrou, no entanto, que Serra foi vítima de um objeto esférico que atingiu sua cabeça enquanto militantes petistas e tucanos se digladiavam no passeio público.
Na edição do Jornal Nacional de quinta-feira (21/10/2010), repetições de cenas do