Ciencias sociais
Fundamentos das ciências sociais
Professora
Eniziê Paiva
Aluno
Fernando Lucas Lima da Cunha
Karl Marx e a historia da exploração do homem
Questões 1, 2, 3, 4, 5, 11 e 12
Fortaleza
2013
1. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?
Marx disse que o tempo de trabalho gasto se estabelecia em relação às habilidades individuais médias e às condições técnicas vigentes na sociedade. Por isso, dizia que o valor de uma mercadoria era incorporado o “tempo de trabalho socialmente necessário” à sua produção.
2. O que você entende por mais-valia?
Visualiza-se, portanto, que uma coisa é o valor da força de trabalho, isto é, o salário, e outra são o quanto esse trabalho rende ao capitalista. Esse valor excedente produzido pelo operário é o que Marx chama de mais-valia.
3. O que é o método de produção? Qual a sua importância para a analise que Marx faz das sociedades?
Forças produtivas e relações de produção são condições naturais e históricas de toda atividade produtiva que ocorre em sociedade. As formas pela quais ambas existem e são reproduzidas numa determinada sociedade constitui o que Marx denominou “modo de produção”. Para Marx, o estudo do modo de produção e fundamental para compreender como se organiza e funciona uma sociedade. As relações de produção nesse sentido são consideradas as mais importantes relações sociais.
4. O que o Marx entende por alienação?
Ele faz do conceito uma peça-chave de sua teoria para compreensão da exploração econômica exercida sobre o trabalhador no capitalismo. A indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam ou separavam o operário dos “meios de produção”.
Politicamente, tembem o homem se tornou alienado, pois o principio da representatividade, base do liberalismo, criou a ideia de Estado como um órgão politico imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-la pelo poder delegado pelos indivíduos. Marx mostrou, entretanto, que a sociedade de classes esse Estado representa apenas