Ciencias sociais
1.1. O que são as ciências sociais
As Ciências Sociais têm por objectivo o estudo dos fenómenos ligados à vida dos homens em sociedade.
Ocupam-se das relações que os homens formam entre si e das que estabelecem com as coisas.
Procuram o entendimento das acções dos homens e das representações que estes formam a respeito de si próprios e do mundo em que vivem.
Interessam-se pelo modo de actuar, associados à vida em grupo.
Elemento fundamental CS: porque vivemos em sociedade
1.2. Diferentes formas de conhecimento:
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um facto ou fenómeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos na nossa vida quotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros, artigos diversos, etc.
Cientifico – É o conhecimento racional, sistemático, exacto e verificável da realidade. A sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. o Ex: Descobrir uma vacina que evite uma doença
Vulgar - É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de acções não planeadas. o Ex: A chave está encravada na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeito de girar a chave sem encravar.
Artístico –
Intuitivo – é uma capacidade humana, feita por intuição, instinto.
Diagnostico – implica a leitura de diversos factores o Ex: Ciências médicas
Probabilísticos – são todas as ciências sócias ou humanas que se baseiam na lógica das probabilidades, e não na lógica das certezas 1.3. As CS são uma ciência, como todos os outros ramos do saber humano, pelas seguintes razões:
Natureza do objecto de estudo (estuda a origem do problema) o Construi um objecto social de estudo; o Procura de razões que explicam a pobreza, por exemplo. Estas pessoas são pobres porque? Será que não