Economia
2 DISCIPLINA: ECONOMIA E MERCADO
Professora: Valéria Aparecida Arriel Bilhão
Cap. I . Continuação
Fluxo de bens e serviços
Economia capitalista moderna: na economia capitalista de livre mercado, os empresários produzem na perspectiva de realizar lucros e, seguindo em direção ao equilíbrio, como se estivesse sendo regulado por uma mão invisível, segundo Adam Smith. E é esse agente que determina os preços e quantidades ofertadas..
A economia moderna trouxe a globalização da produção e consumo e formação de blocos (União Européia, Mercosul e Nafta), aumentou o fluxo internacional de capitais e economias desenvolvidas implantaram novas indústria nos países em desenvolvimento, como conseqüência, a maioria do países a abriu seu mercado (exportação e importação).
Economia mista e socialista: mista: grande participação do Estado na produção de bens e serviços, empresas privada, mistas e estatais leva produtos ao mercado de bens e serviços e concorrem com o setor privado na compra de recursos produtivos e, na formação do preço.
Socialista: ausência total do setor privado, o estado determina as quantidades a ser produzido e comercializado, ele estabelecia a composição da produção, independentemente dos gostos dos consumidores. O planejador levanta os recursos, estabelece as metas de produção e consumo, escolhe as técnicas e determina os preços dos insumos.
Capítulo II
Evolução do pensamento econômico
Relações econômicas na Antiguidade
Mesmo em sociedade primitiva os homens organizavam-se, para defender dos inimigos, abrigar, produzir alimentos para sobreviver. A divisão do trabalha era cada vez maior e estruturada, permitindo a produção e confecção de ferramentas, utensílios domésticos, armas, ampliando a escala de produção e surgindo a troca de produtos.
A economia foi adquirindo maior complexidade, com as relações econômicas locais atingindo as comunidades vizinhas, surgindo assim, líderes, soldados, religiosos, trabalhadores e