ciencias sociais
Curso: Direito
Disciplina: Introdução á Ciência Política
Professor(a):
Data: 06/08/2014
Esquema do Estado
Dalmo de Abreu Dallari
Origem e formação do Estado;
A denominação de Estado (do latim status = estar firme) significa uma situação permanente de convivência ligada á sociedade política. Essa concepção aparece pela primeira vez em “O Príncipe” de Maquiavel, sendo adotada também na Espanha no século XVIII como grandes propriedades rurais. De qualquer forma, é certo que o nome Estado indicando uma sociedade política, só aparece no século XVI tendo como principal argumento o fato de ser dotada de características bem definidas. Embora muitos autores defendesse que Estado é na sua essência igual a anteriormente, ou seja, designado á todas as sociedades políticas que com autoridade superior, fixaram as regras de convivência de seu membros.
Três posições fundamentais sobre a origem do estado
O Estado sempre existiu, pois durante toda a existência do homem, ele esteve integrado numa organização social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento de todo o grupo. O Estado é um elemento universal na organização social humana, afirmam Edward Meyer e Wilhelm Koppers. A existência humana existiu sem o Estado durante certo período e depois foi constituído para atender ás necessidades ou ás conveniências dos grupos sociais.
Estado é uma sociedade política dotada de certas características muito bem definidas. Para Karl Schmidt, Estado é um conceito histórico concreto que surge quando nasce a ideia e a pratica da soberania. Já Ataliba Nogueira, autor brasileiro, menciona a pluralidade de autonomias existente n mundo medieval, com o Feudalismo e que a luta entre elas foi um dos principais fatores determinantes da constituição do Estado.
A formação originária dos Estados surgiu com agrupamentos humanos ainda não integrados em qualquer estado. A formação de novos Estados veio a partir de outros preexistentes,