Ciencias sociais
Os materiais analisados exploram a questão passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, e da sociedade como realidade objetiva e pela sociedade como realidade subjetiva.
A realidade entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos Homens comuns formam o conhecimento.
Se fosse para simplificar em poucas palavras o entendimento de ciências sociais, resumiríamos a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, que seria um produto da sociedade. Sociedade essa construída pelo próprio homem. Assim ao mesmo tempo em que o Homem constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.
A realidade e o indivíduo (a geração do conhecimento)
A relação entre o indivíduo e o mundo social é ditada pela percepção do mundo que o indivíduo passa a ser o seu conhecimento, e que construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. Assim a realidade social vai se reforçando e se moldando na dialética da facticidade objetiva e significado subjetivo, dando, entretanto, caráter de afastamento da realidade a eventuais desvios radicais da ordem institucionalizada.
A citada construção se dá em três níveis: indivíduos (como citado), grupo e sociedade. O indivíduo percebe os fatos, aplica nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, se conjunto de idéias individuais, seus valores. Numa segunda instância, observa-se que esse indivíduo pertence a vários grupos, ou a uma classe, e suas idéias também ajudarão a formar a ideologia desses grupos e dessa classe juntamente com o contexto social em que estão inseridos. Os vários valores, as várias ideologias de classes, vão coexistir interagir-se subjugar uma às outras formando o que pode