ciencias sociais
CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
A cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do indivíduo.complexo de interações que de um modo ou outro, ocorre com toda a humanidade e mais particularmente na sociedade da qual faz parte.
A realidade da vida cotidiana
O ser humano se percebe no mundo e se vê completamente diferente das demais realidades existentes. É ele quem dá sentido a existência dos existentes. Dá sentido porque pensa, porque se socializa e porque manipula os elementos da realidade, gerando cultura.
É a construção da vida cotidiana que constitui a realidade social. As relações que se estabelecem na sociedade são relações de poder, e, o poder, é exercido em diversas esferas através da capacidade de agir para alcançar objetivos e interesses que dão sentido à existência humana.
Para que saibamos como proceder nas diversas situações que enfrentamos no cotidiano, existe a necessidade de controle dos grupos sociais, para que exista a ordem social, pois vivemos em sociedade e os indivíduos são todos diferentes entre si. Com isso verificamos que existem normas e costumes que regem a vida em sociedade.
Pode-se chamar de vida cotidiana as atividades rotineiras, atividades essas que fazem parte de nosso dia-a-dia como, trabalhar, estudar, encontrar os amigos, etc. A vida cotidiana apresenta dualidades, o ser humano é ao mesmo tempo controlador e controlado.
Existe uma grande participação do estado e da produção capitalista na vida cotidiana, que manipula e controla o individuo, sendo fonte inesgotável de rentabilidade econômica. Tal fato é perceptível quando se vê o comercio de máquinas e utensílios domésticos que
A cultura é uma