ciencias sociais
CVM
CFC
CPC
- Representam o delineamento à aplicação dos princípios contábeis em relação ao entendimento dos eventos econômicos: Objetividade Materialidade; Conservadorismo e Consistência.
Determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no Patrimônio Líquido, estabelecendo as diretrizes para a classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Principio da oportunidade.
Para que sejam atingidos seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas de acordo com o regime contábil de competência, que considera que os efeitos das transações e outros eventos devam ser reconhecidos quando ocorrem e não quando o caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos. Sendo lançados nos registros contáveis e reproduzidos nas demonstrações contábeis dos períodos a que se refere.
Derivados dos Postulados, os princípios servem como orientadores da prática contábil, Custo como Base de Valor Denominador Comum Monetário; Realização da Receita e do Confronto das Despesas.
Devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas, principio da contabilidade é indispensável à correta aplicação do principio da Competência. Trata do prazo de operação da empresa enquanto existir razão econômica para sua existência, podendo ser definido ou indefinido.
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de obter subsídios suficientes para aplicação do conhecimento pratico no processo contábil. Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis