ciencias que auxiliam o direito
CURSO DE DIREITO – 1° PERÍODO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROFESSOR: AFONSO GERALDO MENDES
ACADÊMICOS: zezim e zezao
CIÊNCIAS QUE AUXILIAM O DIREITO
Várias ciências auxiliam o direito e aplicação na prática do dia-a-dia forense. Entre elas podemos citar, por exemplo, a informática, a sociologia, a história, a medicina, e a criminologia. É praticamente impossível estudar direito e se desgarrar dessas ciências. Elas são de fundamental importância para a vida do jurista e são imprescindíveis para a construção de provas em processos jurídicos, interpretação e criação de leis e até mesmo julgamento de certas causas.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA O DIREITO
A popularização do uso da informática, consequência direta da criação e uso generalizado dos computadores pessoais (Personal Computer - PC), veio facilitar, inicialmente, as relações comerciais (os bancos foram pioneiros no uso maciço desse meio dinamizador da produtividade). A partir daí, passou a ser aplicada de uma maneira geral a outras áreas, tais como pesquisa, educação e principalmente neste caso, no direito.
O uso do computador se faz necessário em praticamente todos os segmentos econômicos e sociais. O Direito não poderia ficar ausente a essa realidade. Os profissionais do Direito quase não se questionam mais sobre a utilidade dessa ferramenta de trabalho. Os conceitos de tempo, espaço e distância foram para estes, muito alterados. Após a criação do CD-ROM, o espaço destinado às numerosas coleções de jurisprudência e legislação, que era cada vez mais escasso e dispendioso, não é mais problema. A agilidade na consulta dos arquivos, elaboração de textos e documentos e a facilidade de correção, o que implica numa diminuição considerável do tempo gasto. A distância entre os serviços que existiam nas fontes de pesquisa e os usuários praticamente não existe mais. Em pouquíssimo tempo é possível obter informações que poderiam