Ciencias dos Materiais
1 – a) Aplicação na indústria: metais, cerâmicos, polímeros, compósitos.
b) Grau de desenvolvimento tecnológico: empíricos, naturais, projetados e desenvolvimento científico.
c) morfologia: recobrimentos, aleatório, gradiente e monoestruturados.
2 – a) Monoestruturado: silício monocristalino, tijolos de argila vermelha.
b) Recobrimento: torneiras revestidas, pintura automotiva.
c) Gradiente: embalagens tetrapack, MDF.
d) Composição aleatória: níquel com partículas cerâmicas, carbeto de tungstênio-cobalto.
3 – Um produto é produzido com tal grau de qualidade e propriedades necessárias para ter um bom desempenho na sua finalidade. Por exemplo, não precisamos de um tijolo com boas propriedades óticas, precisamos de um tijolo que resista as temperaturas necessárias e que suporte uma grande compressão. Por esse motivo o tijolo e o vidro tem processos diferentes de fabricação e materiais diferente tendo propriedades únicas.
4 – Saber quais as condições de operação e descobrir quais propriedades necessárias para tal aplicação e quais restrições e limites para tal material. Depois deve fazer um levantamento sobre o tipo de degradação que sofre o material para depois escolher o material mais econômico que supre todas as necessidades sem comprometer.
5 – Um material pode ter propriedade diferentes entre a superfície e a parte interna (corpo). Propriedades de corpo são as características que definem o material interno enquanto a superfície pode ter outras características. Por exemplo o martelo, ele precisa que sua superfície seja dura para melhor batida sobre o prego enquanto sua parte interna deve ser mais maleável para receber o impacto da batida, caso contrário pode haver uma ruptura.
6 – Pela atividade vulcânica a bauxita apareceu nos terrenos de Poços de Caldas. A bauxita é extraída após uma prospecção do terreno. Após o término da retirada de todo o material, a área é reflorestada. Há um processo de decantação