Ciencias Contábeis
Conceitua-se soldagem como o processo de fabricação, do grupo dos processos de união (soldagem, fixação mecânica "parafusagem" e colagem), que visa a união, o revestimento e/ou a manutenção de materiais (metálicos, cerâmicos, poliméricos ou combinação destes), em escala atômica, com ou sem aplicação (isolada ou conjunta) de calor e pressão. Neste caso, sempre que a ideia se refira à operação (planejamento, preparação, execução e inspeção), o termo correto a ser empregado é "soldagem". Por fim, o uso adequado do termo solda se aplica ao resultado final da operação de soldagem "o depósito" (por exemplo, o metal de solda mais a zona termicamente afetada).
A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.
O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ouprocesso de soldagem no estado sólido.
Tipos de soldas
A indústria metal-mecânica, ou metalomecânica, há diferentes formas de se obter a soldagem de materiais de estruturas semelhantes, através de processos de fundição que garantem a qualidade da junção das peças metálicas. Tais processos de soldagem foram desenvolvidos com técnicas adequadas para cada tipo de união de metais, com as finalidades mais apropriadas para cada tarefa. Atualmente, entre os tipos de soldagem mais comuns utilizados nas indústrias se encontram: soldagem a arco manual, soldagem MIG, soldagem TIG e soldagem a arco com arame