Ciencias contabeis
Em resumo Ribeiro (2002, p. 23) diz que a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manterem um controle permanente do Patrimônio da empresa.Sua finalidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade. As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade.
Segundo Ribeiro (2002, p. 77) a contabilidade está para a empresa seja ela de grande ou pequeno porte, na mesma importância com que o plano de vôo está para o piloto. Pilotar uma aeronave, independente do seu tamanho ou dos recursos aeroviários sem fazer plano de vôo, corre-se o risco de pouso forçado a qualquer momento e lugar; de conseqüências imprevisíveis, podendo implicar apenas um grande susto aos passageiros, como também, a total destruição da aeronave, com a morte de todos os usuários.
Em relação, a leitura do balanço Oliveira (2002, p. 55) frisa que uma das formas mais utilizadas para sua leitura financeira é a construção de Índices Financeiros. É importante ressaltar que o Balanço Contábil reflete uma posição estática da empresa, construída sobre valores coletados ao final de períodos, fato que exige cautela e leitura de outros dados financeiros. Para balizar uma análise correta e sem distorções da estrutura financeira da empresa, ou seja, apenas a análise vertical e horizontal dos dados do Balanço Contábil não é suficiente para uma análise completa da situação financeira da empresa. Devendo considerar duas óticas: a contábil e a gerencial. No atual contexto empresarial, os clientes detêm agora o poder de influenciar práticas organizacionais fazendo com que as empresas passem