Ciencias contabeis
O mundo vem passando por inúmeras transformações, e com isso vem mudando também o contexto organizacional.
As organizações estão sendo obrigadas a acompanhar essa evolução evitando assim a obsolescência e em decorrência a morte.
Para que isso não ocorra, as mudanças organizacionais tem sido o caminho para adequar se ao ambiente, intensificando a criatividade e a inovação. Contudo, em processos de mudanças organizacionais, são atribuídos tradicionalmente obstáculos que precisariam ser vencidos: como a resistência às mudanças. Ressalta-se a importância da eficiência da comunicação entre a empresa e seus colaboradores, diante de todos os aspectos da mudança, tornando o processo mais claro e confiável.
A presente pesquisa possui uma abordagem quantitativa, e voltada para a interpretação da realidade, onde foram aplicados dois tipos de questionários.
Os dados foram tratados com métodos estatísticos. Os resultados indicam que o enfoque maior está voltado para a quebra do paradigma de que a resistência é negativa e que é sempre prejudicial à organização, ressaltando a vertente positiva da resistência e suas vantagens para a organização e seus colaboradores. Organizações que detêm vantagem competitiva são aquelas que possuem uma visão de fora para dentro sobre seus negócios, ou seja, reconhecem que o ambiente está constantemente oferecendo novas oportunidades e apresentando novas ameaças e reconhecem a importância vital de técnicas de prospecção de futuro para o monitoramento e da adaptação contínua a essas mudanças. Diante das incontestáveis transformações que atingem as organizações contemporâneas, a preocupação com o futuro torna-se importante nas decisões e ações das instituições de todo o mundo.
Este fato também vem ocorrendo no campo da estratégia, no qual há um consenso em que o outro é um elemento fundamental no pensamento e condução dos negócios onde a estratégia ele estar