Conclusão do sistema colonial europeu
Resumindo, a expansão marítima foi causada principalmente pela crise econômica da Europa. No século XV, primeiro os portugueses e depois os espanhóis, criaram grandes expedições tentando atingir através do mar as regiões do Oriente. Posteriormente, outras potencias europeias lançaram-se também na aventura marítima como a Holanda, França e Inglaterra. A expansão marítima europeia deu sustentação para a expansão comercial, pois as terras conquistadas representaram uma enorme fonte de recursos.
No meio de tantas expansões marítimas surgiu o mercantilismo, que foi um conjunto de doutrinas e normas através das quais o Estado Nacional intervinha na economia. Essa intervenção durante a Idade Moderna visava principalmente o fortalecimento do Estado, através da riqueza e do poder. Os Estados nacionais precisavam ter exércitos e marinhas poderosos para fortalecer o tesouro real com a cobrança de impostos.
Além da crise econômica, Inúmeros fatores propiciaram a expansão marítima europeia como: A busca por metais preciosos, a necessidade de encontrar novos mercados, a formação dos Estados Nacionais, a propagação da fé cristã, o progresso tecnológico, a ambição material e a busca de um novo caminho para o oriente.
As características do mercantilismo, como já falado são: * O Metalismo: Idéia no qual a riqueza das nações estava condicionada ao acúmulo de metais preciosos como ouro e prata. * A Balança Comercial Favorável: O volume de exportações devia superar o de importações. * O Monopólio: Impedia as colônias de comercializar livremente seus produtos.
Matéria – Prima
Gêneros Tropicais
Matéria – Prima
Gêneros Tropicais
Manufaturas
-Escravos
Manufaturas
-Escravos
Colônia
Colônia
Metrópole
Metrópole
Pacto Colonial
Pacto