Ciencias contabeis
A contabilidade é uma das atividades mais antigas do mundo, fala-se que seu uso remonta os tempos das antigas civilizações, porém somente através da obra Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, Frei Pacioli, em Veneza em 1494, a qual descreve um dos métodos utilizados por mercadores da época denominado de método das partidas dobradas é que a contabilidade começou a ser difundida no mundo por entidades como a Igreja e Estado (Crepaldi, 1998, p. 17). Método este utilizado pelos mercadores como controle dos negócios.
Atualmente, para a maioria das pessoas, a Contabilidade passou a ser definida como uma obrigação legal, auxiliando o empresário somente na apuração de seus impostos e não pela necessidade de se manter um controle formal e padronizado de controle do patrimônio.
É notório a intensa utilização das informações contábeis por parte dos órgãos públicos em função da padronização e uniformização dos procedimentos adotados pelos contadores, afinal o governo possui total interesse em conhecer as empresas e não existe melhor ferramenta do que o Balanço Patrimonial, ferramenta está na qual estão descritos a totalidade dos ativos, passivos, receitas e despesas da empresa em um determinado período, considerando ainda que muitas empresas devem apresentar outras demonstrativos financeiros como complemento das informações contábeis.
Em virtude de tantas obrigações governamentais, exigências legais e falta de conhecimento muitos empresários, perderam ou não possuem interesse nas informações contábeis e acabam por não controlar o patrimônio da empresa, aliado ao fato de muitos escritórios contábeis cometer o grande erro, em oferecer serviços somente com foco nas obrigações fiscais e deixando de lado a visão gerencial, objetivo este primordial para a origem da contabilidade.
É importante lembrar que a informação contábil para gestão da empresa não precisa ser engessada pelas leis